top of page

Mônica Passos, 24 anos. Adoro estar com minha família e, nas horas vagas também curto sair com meus amigos para jantar fora e para dançar. Gosto de música e de jornalismo. 

Em Breve:

Quer saber como é a vida de um jovem devoto?

Tudo o que acontece nos encontros de Igreja?

Então não deixe de conferir isso e muito mais na minha matéria sobre grupo de jovens religiosos no Jornal Unicom!

                Movimento criado para jovens                              religiosos - Emaús

 

De acordo com o site, Movimento de Emaús- Igreja Católica Apostólica Romana, esse movimento surgiu no dia 2 de junho de 1968 pelo Arcebispo Dom Agnelo Rossi no Estado de São Paulo. Num primeiro momento ele era chamado de Encontro de Jovens, mais tarde, recebeu o nome de Emaús, entre 21 e 23 de fevereiro de 1972. É um movimento religioso que se inspirou nas narrativas do Evangelista Lucas, em que fala sobre a aparição de Jesus Cristo aos seus seguidores, esta passagem encontra-se na Bíblia, no capítulo 24, versículos 13 a 35. Emaús tem como significado, Cursos de valores humanos e cristãos. Tem caráter nacional, cada Igreja é responsável por trazer o movimento nas suas atividades religiosas para catequisar os jovens.

O fundador- Monsenhor Benedito Mário Calazans foi o fundador desse movimento. Nasceu em Paraibuna, São Paulo, no dia 13 de março de 1911. Estudou no Seminário Diocesano de Taubaté e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em seguida, voltou para São Paulo e começou seu trabalho, foi vigário nas cidades de Caçapava e Cruzeiro, foi professor do Seminário Diocesano de Taubaté. Fundador e diretor espiritual nacional do Movimento de Emaús            .

                                                      Objetivos do movimento

 

O objetivo é evangelizar grupos de jovens, através de cursos promovidos para que os mesmos se tornem mais cristãos. São três dias de experiência, sobre evangelização, vivendo Deus e a Vida em Comunidade. Depois voltam para as suas cidades e passam aos cidadãos os testemunhos de fé que tiveram nos ensinamentos, fazendo serviços cristãos em suas capelas. Essa primeira experiência é chamada de Kerigma (que é um anúncio), e em seguida, aprendem a doutrina do “Credo” e da Teologia dos Sacramentos através da catequese.

Emaús busca inspiração na frase do Papa Paulo VI, que é a seguinte: “A atual missão da Igreja é dar Cristo à juventude”. Trata- se de um curso voltado às obediências da Igreja, que pede uma resposta da mesma a juventude através de três critérios que foram propostos pelo Papa João Paulo II: “a verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a missão da Igreja e a verdade sobre o Homem”.

Os cursos de Emaús são baseados na catequese. Nos encontros, são realizados missas, palestras, rodas de oração, meditações, trabalhos realizados em grupo, com o objetivo de mostrar aos jovens participantes de que Jesus é o único salvador. Assim, abre- se a proposta para que haja mais amor junto a Cristo, e uma vida de total comunhão entre homem e comunidade.

O principal objetivo nos cursos é formar líderes comunitários. Os jovens passam um tempo fora, em outra paróquia, realizando esses cursos, depois eles voltam para sua paróquia de origem, onde irão dar testemunho da fé em Jesus Cristo, para os moradores. Tornam-se discípulos que levarão as palavras de Deus e seus ensinamentos, além disso, estarão ajudando a quem mais precisa. São João Batista é o santo padroeiro do Emaús.

 

Evangelho que inspirou o grupo:

Os discípulos de Emaús

Lc 24, 13-35

 

“Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam por uma cidade chamada Emaús, diante de Jerusalém sessenta estágios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.

Perguntou-lhes então: “De que estais falando pelo caminho, e porque estais triste?” Um deles, Cleófas, respondeu-lhe: “És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?” Perguntou-lhes ele: “Que foi?” Disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e em palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado a morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele que que havia de restaurar Israel e agora além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas forma ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram.”

Jesus lhes disse: “Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?” E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras.

Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como que quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar. “Fica conosco, já é tarde e já declina o dia.” Entrou então com eles. Acontecendo que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu.

Diziam então um para o outro: “Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os onze e os que com eles estavam. Todos diziam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.”

CERVEJA, A ALIADA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Todos sabem que bebidas alcoólicas em excesso fazem muitos danos a saúde, pela grande quantidade de álcool que possuem em sua composição e por conter muitas calorias. Mas, o que nem todos sabem, é que a cerveja sem álcool, além de não fazer mal a saúde, pode ser uma grande parceira das atividades físicas. Entenda como isso acontece.

A cerveja sem álcool é produzida com ingredientes naturais, os mesmos utilizados na cerveja tradicional: água, malte, levedura e lúpulo. Porém, a bebida não alcoólica é rica em antioxidantes, vitaminas do complexo, ácido fólico e sais minerais. Também fornece ao corpo as propriedades isotônicas, que são águas e sai minerais que nós perdemos em nosso suor. Sem contar que a cerveja sem álcool tem apenas 90 calorias, enquanto a versão alcoólica tem 160 calorias.

O lúpulo é uma planta que é responsável por dar um gosto amargo e o aroma de muitas cervejas. O sabor pode ser mais forte ou mais fraco dependendo da marca da bebida fabricada ou da quantidade da planta que é colocada no produto. E é o lúpulo, o grande responsável pelos benefícios na saúde do homem. Pois ele possui polifenóis, que são antioxidantes que também são encontrados no chocolate e em frutas como a uva e o morango que previnem o envelhecimento precoce e melhora a energia das células. Tomando um litro de cerveja sem álcool, a pessoa já irá adquirir de 400 a 800 miligramas de polifenóis, que já é considerado o suficiente para a devida proteção de nosso organismo.

Já, as leveduras encontradas na cerveja, possuem as vitaminas do complexo B e do ácido fólico, que contribuem para a geração de energia das células. Sem essas vitaminas, nos sentimos cansados e sem energia. O ácido fólico é responsável por manter ativas nossas funções cognitivas.

A cerveja sem álcool é uma bebida tão natural quanto aos sucos de frutas. Traz muitos benefícios à saúde, porque não tem aditivos químicos e possui muitos nutrientes. Depois das atividades físicas, a cerveja é uma boa opção, porque ela é composta 95% de água, o que a torna um ótimo hidratante. Além de possuir carboidratos, que é muito importante para a energia do corpo.

 

ATIVIDADES FÍSICAS PARA IDOSOS

Não existe idade para se exercitar, pois sempre devemos cuidar de nossa saúde. Quando chegamos perto dos 30 anos, nossa capacidade vital vai diminuindo, por isso que os exercícios aeróbicos devem se tornar rotina.

Quanto mais idade a pessoa tiver, mais ela deve se exercitar, com preferência aos exercícios que também são usados nas crianças como caminhar, correr, fazer força levemente, para que não cometa excesso e ter uma boa qualidade de vida.

Os idosos vão perdendo os reflexos e o equilíbrio. Portanto estão mais expostos a acidentes como tropeçar em raízes, pedras, calçadas, tapetes e cair da escada, podendo causar fraturas nos ossos, o que leva muitos idosos ao hospital. O grande motivo dessas quedas é a falta de força nos membros inferiores, isso poderia ser evitado se nossos avós fizessem uma caminhada por dia.

Fazer exercícios leves e caminhar no sol faz com que nossos ossos fiquem fortes e adquiram vitamina D. Evitando assim, o risco de osteoporose. Também devemos cuidar de nosso cérebro, pois ele é o órgão do corpo que consome mais oxigênio. Então devemos mantê-lo ativo, para quando chegarmos na terceira idade, ainda estarmos com nossas memórias antigas e recentes muito vivas.

Para prolongar a saúde, além de uma boa alimentação, é necessário que se tenha atividades físicas frequentes. Pessoas com idades muito elevadas, deveriam participar de provas físicas todas as semanas, porque assim teriam certeza de que seu prolongamento de vida e de saúde seria muito mais evidente.

EXERCÍCIOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

É muito importante fazer atividades físicas. Quem tem um tempo livre, deve deixar a preguiça de lado e ir praticar qualquer atividade que faça com que seu corpo se movimente. Para quem quer emagrecer, as atividades físicas são grandes aliadas. Porém aqui vamos tratar de alguns tipos de câncer que podem ser evitados com os exercícios, ao todo são 13 tipos. Atividade física propicia muitos benefícios. Além de reduzir o risco para doenças cardiovasculares, a elevação no nível de atividade física tem sido associada com menor risco para câncer de cólon, de mama e de endometriose. Alguns pesquisadores dos Estados Unidos, realizaram estudos com milhares de pessoas entre 18 e 98 anos de idade, sendo 57% mulheres e sem histórico de câncer . Os estudos analisaram os níveis de atividade através de questionários sobre o tempo gasto em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, como caminhar, correr ou nadar.

Os pesquisadores harmonizaram os níveis de atividade física entre os estudos ao estabelecer valores percentuais de 0 (atividade baixa) a 100 (atividade alta). Então, eles compararam os riscos para câncer dos grupos com maiores (10% maiores) e menores (10% menores) níveis atividades físicas semanais moderadas a intensas. O nível médio de atividade física moderada a intensa foi em torno de 150 minutos por semana. Isso é comparável ao mínimo recomendado pelos especialistas.

Os participantes foram acompanhados por 11 anos. Durante esse tempo, 187 mil novos casos de câncer apareceram. Os tipos de câncer foram selecionados para análise caso ocorressem em pelo menos 300 casos. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com maior nível de atividade física durante o tempo livre tiveram redução de risco para 13 dos 26 tipos de câncer comparados aos de menor nível de atividade. Pessoas com maior nível de atividade tinham risco 20% menor para 7 tipos de câncer: esôfago, fígado, pulmão, rim, gástrico, endometrial, e leucemia mieloide. Elas também tinham risco 20% menor para mieloma e cânceres na cabeça, pescoço, reto, bexiga e mama.

Os cientistas ajustaram os resultados para fatores como idade, sexo, fumo, ingestão de álcool, dieta, educação, etnia e índice de massa corporal (IMC). Das 13 associações, 10 permaneceram depois do ajuste para IMC. Isso sugere que, para a maioria dos cânceres, atividade física diminuir o risco de ter a doença. Atividade física recreativa foi associada ao maior risco para melona maligno (tipo de câncer de pele), particularmente em pessoas de regiões com muita luz solar. Atividade física ao ar livre eleva a exposição ao sol, o que ocasiona aumento do risco para melanoma. Os pesquisadores também descobriram associação entre atividade física e maior risco para câncer de próstata, porém ainda não tem associação para esse caso.

 

ATIVIDADES FÍSICAS NO CONTROLE DAS VARIZES

Quando surgem as varizes, as pessoas devem realizar alguma atividade para que o sangue volte a circular normalmente nas veias. Mas é preciso ter muito cuidado, pois como os membros estão comprometidos por causa da doença, nem todos os exercícios podem ser praticados.

A pessoa deve escolher aquela atividade que considera que seja a melhor para o seu ritmo do dia a dia. A corrida e a musculação são boas opções. Também pode ser feita corrida de bicicleta, natação. Mas ainda é mais recomendado que as pessoas com varizes realizem a corrida dentro da água, pois além de aumentar a força nos membros, não ocorrerá risco da pessoa ter atrito nas pernas, o que pode ocorrer em uma corrida normal.

Todo exercício deve ser feito de forma leva a moderada para que o corpo comece a se acostumar. Recomenda-se frequentar a academia ou realizar as atividades ao ar livre três vezes por semana. Porém exercícios como boxe pode prejudicar as varizes, porque a pessoa fica muito tempo parada, sem movimentar os membros inferiores.

bottom of page