top of page

Jéssica Bayer, 22 anos, quase jornalista, sonhadora, amante da Netflix e gremista. Gosta de viajar, é fã de seriados com pipoca em boa companhia. É repórter e eventos nesta edição do Unicom.

         O lema deles é servir ao próximo. Nunca estão sozinhos, pois trabalham em equipe. Adoram estar em meio a natureza. Dentro do grupo, os pequenos são conhecidos como lobinhos. Estamos falando dos escoteiros. Nesta edição do Unicom, nossa equipe foi conhecer o GESC, Grupo Escoteiro Santa Cruz. Nós vamos te contar curiosidades sobre o grupo, o surgimento do escotismo e muito mais. Você não pode perder!

Em Breve: Especial

sobre Escoteiros!

Em 1916, Baden-Powel, fundador do escotismo, publicou o “Manual do Lobinho”, implantando o ramo no movimento escoteiro. Para comemorar o Centenário do Lobismo no Mundo, várias atividades foram pensadas para 2016.  Todos os lobinhos, lobinhas e velhos lobos foram convidados a participar das comemorações.
As atividades principais foram divididas em quatro etapas. Em maio, aconteceu um evento cultural, reunindo alcateias da cidade ou do distrito escoteiro para uma sessão de cinema.
Julho também teve programação especial para os pequenos – e eternos pequenos também. Aconteceu um evento ecológico, visando proporcionar aos lobinhos maior vivencia com a natureza. Já em agosto, um evento esportivo marcou as comemorações do centenário do Lobismo. As “olímpiadas” dos lobinhos previa o desenvolvimento das potencialidades físicas dos pequenos.
O momento auge das comemorações aconteceu em outubro, mês em que se comemora o Dia do Lobinho. Um evento de integração reuniu lobinhos, lobinhas e velhos lobos, que renovaram a promessa dos lobinhos e executaram o grande uivo do Centenário.

Centenário do

ramo Lobinho

*O movimento escoteiro tem como símbolo a flor de lis - um distintivo com o símbolo pode ser encontrado no uniforme dos escoteiros.
*Quando o apito é soado três vezes, todos os escoteiros devem se apresentar para o seu chefe. Dois apitos, apenas os monitores de cada tropa devem se apresentar para o seu chefe.
*Os escoteiros podem acumular distintivos durante os anos referentes as suas habilidades. Os distintivos podem ter três cores, de acordo com o nível alcançado. 
*Cada ramo ainda é dividido em pequenos grupos. Nos lobinhos, por exemplo, essa divisão é chamada de matilha – a matilha de lobos.
*Este ano, o ramo Lobinho comemora 100 anos. Todos os ex-lobinhos foram convidados para refazerem o seu juramento.
*Baden-Powell foi o criador do Movimento Escoteiro. Ele foi militar e no século 20 foi eleito uma das pessoas mais influentes do Reino Unido.
*Inicialmente, o movimento escoteiro foi pensando nos rapazes, mas o interesse das meninas foi tanto que, logo em seguida, ele adaptou as atividades em publicações para Guias, como ele as chamou.
*O primeiro homem a pisar na Luz, o norte americano Neil Armstrong, foi escoteiro. Ele deixou na Lua uma placa de bronze com a Flor de Lis, símbolo do escotismo.
*O Movimento Escoteiro não está presente em apenas seis países: Andorra, China, Cuba, Coreia do Norte, Laos e Myanmar.

Curiosidades sobre o

movimento Escoteiro

Um grupo de senhoras se reúne todas as quartas-feiras à tarde em uma das salas do Centro de Formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Redentor, na cidade de Teutônia (interior do Rio Grande do Sul) para tricotar - no sentido literal da palavra mesmo. Elas usam um dom herdado das mães e avós para confeccionar roupas, calçados e outras peças de tricô para bebês recém nascidos. O material é doado para o hospital da cidade, que distribui para as famílias mais necessitadas que chegam na casa de saúde.

Em Breve: Especial

Tricotando amor

Você sabia que pode ajudar o grupo Vida Digna mesmo se não souber tricotar? Isso mesmo! Você pode contribuir com o grupo através da doação de lã ou tecido e enfeites para decorar o Chiquinho. Qualquer ajuda é bem-vinda e você pode deixar o material na secretaria da Comunidade Redentor, em Canabarro, Teutônia, onde as tricoteiras se reúnem. Se você está em casa de folga e quer companhia para um chimarrão ou para uma conversa, você também pode participar dos encontros. Todas as reuniões são abertas ao público e não é preciso, necessariamente, saber tricotar.

Quer ajudar?

Chiquinho foi o nome escolhido para representar os bonecos de lã feitos pelas tricoteiras. Coloridos, médios ou pequenos, dá vontade de levar todos para casa, seja como decoração ou como brinquedo para as crianças. Eles e as roupas tricotadas pelo grupo de senhoras têm sido colocados à venda em encontros da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) e ajudam as tricoteiras a juntar dinheiro e comprar o material necessário para continuar o trabalho. Os chiquinhos podem ser uma ótima opção de presente neste Natal, veja só alguns deles:

Os chiquinhos

É dezembro! Em meio as comemorações de fim de ano e férias, as senhoras trocoteiras dão um tempo no trabalho para ficar em casa, descansar e aproveitar com a família. O grupo volta a se encontrar novamente em março. Um descanso merecido após meses de dedicação e empenho na costura de roupas e brinquedos. Mesmo de férias, você pode continuar ajudando elas e levando suas doações de lã ou outro material até a secretaria da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, em Canabarro, Teutônia.

Até logo

bottom of page